Nosso legado
Quem somos
O Meliponário Primavera nasceu em 2010, sua criação aconteceu após um resgate de uma abelha nativa Jataí, seu proprietário Tony Lima desde sua infância se importou com a preservação e cuidados com a flora e fauna; Após esse resgate sempre buscou conhecimento na área da Meliponicultura, em 2019 foi convidado pela faculdade de Blumenau SC para participar como ministrante noções de manejo e importância da preservação das espécies de abelhas nativas em 2020 participou do seminário paranaense de meliponicultura como ministrante, meliponicultor e Biólogo pelo Centro Universitário Internacional.


O que fazemos?
Nós do Meliponário Primavera trabalhamos com a preservação de 18 espécies de abelhas nativas da região sul, como as Jatais, (Mirins) Plebeia emerina, Plebeia droryana, Plebeia remota, Mirim preguiça, Mirim nigriceps, Mirim lambe olhos, Manduris, mandaçaias, tubunas, guaraipos, boca de sapos entre outras, aonde multiplicamos e trazemos sempre a qualidade genetica, também trabalhamos com oficinas e palestras sobre a importância das abelhas para a existência do planeta.


Didática/Metodologia
A meliponicultura é considerada uma relevante atividade econômica para a agricultura familiar, além de proporcionar um aumento da renda através da comercialização dos insumos como mel das abelhas nativas, também potencializa a capacidade produtiva da unidade agrícola por meio de serviços ambientais, como, por exemplo, a polinização dos cultivos orgânicos e mata nativas. As oficinas tem como objetivo principal, a conscientização e educação das atividades propostas apresentadas no plano de ensino, relacionadas à preservação das espécies do bioma brasileiro, demonstrando como capturar enxames em iscas artificias, transferência, multiplicações, revisão das colmeias, alimentação das famílias e vivenciando as atividades dos enxames, acompanhamento do enxame capturado, auxiliando as aulas práticas da disciplina de meliponicultura. Em termos de satisfação profissional, é possível considerar que a vivência contribuiu positivamente em diversos aspectos, pois é um momento de fundamental importância no processo de formação do indivíduo, permitindo a troca de saberes, tendo como função integrar as atividades e promover a preservação da Fauna e Flora.


Assistência
O Meliponário Primavera presta assistência e suporte desde o momento de uma captura/transferência até a colheita do mel, sabendo que a cada estação do ano há um comportamento específico das abelhas, assim é feito uma revisão a cada colmeia.


Manejo
A cada visita será necessário a presença de uma pessoa para entender um pouco sobre a colmeia instalada, no momento será explicado sobre o enxame e quais os cuidados com os mesmo, ali será feito um levantamento para entender as necessidades das colmeias. Exemplo: verão épocas que a abundância de floradas e de predadores isso requer um tipo de manejo outono época de menos floradas e revisão de números de indivíduos etc.


Sustentabilidade
A meliponicultura a cada ano tem mostrado um potencial no quesito sustentável, contribuindo para a conservação de espécies vegetais e do equilíbrio biológico, ajudando a reerguer comunidades de abelhas em declínio promovendo a Sustentabilidade nos domínios ambientais, sociais, culturais e econômicos.
As implantações de colônias em espaço como condomínios, praças e outros estabelecimentos têm mostrado essa conscientização e preocupação ambiental mostrando assim sua preocupação com o meio ambiente, essa abelhas por serem inofensivas não utilizando o aparelho ferroador para se defender são chamadas de pet ecológicos dando ao meio um designer de proteção e beleza ao seu jardim.


